VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Rapid ecological assessment of benthic indicators of water quality: a successful capacity-building experience for Brazilian postgraduate students in ecology

Callisto, M.Ribeiro, AS.Santana, VB.França, JS.Ligeiro, R.Ferreira, WR.Silva, D.Castro, D.Tupinambás, TH.Santana, D.Souza, B.Gonçalves, F.Rodrigues, L.Andrade, CB.Sales, SCM.Souza, R.

Protocolos de avaliação ecológica rápida são ferramentas importantes para treinamento de pós-graduandos e levantamento de informações em áreas pouco conhecidas. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de qualidade de água e diversidade de macroinvertebrados bentônicos em duas sub-bacias em uma área protegida. Atividades de campo, processamento em laboratório, interpretação e discussão de dados foram realizados em grupos com a participação de representantes dos Programas de Pós-graduação em Ecologia da UFMG e da UFS, SEMARH, professores do município de Capela e "brigada voluntária de incêndio" do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco em Sergipe. Os resultados foram sintetizados, analisados e disponibilizados na Unidade de Conservação (UC) RVS Mata do Junco na forma de banners de divulgação, atividades de educação ambiental com alunos de escolas locais e em um seminário de recursos hídricos no estado de Sergipe. As amostras de fundo apresentaram composições taxonômicas e diversidade diferentes, como mostraram as análises de ordenação MDS e de partição aditiva da diversidade. O substrato cascalho apresentou menor riqueza taxonômica média em cada unidade amostral (a1 = 28%) e a diferença média entre amostragens (diversidade b1) foi elevada nos dois casos (39% em folhiço, 41% em cascalho), indicando a alta variação que há entre amostras espacialmente próximas em um mesmo riacho. A diversidade entre riachos foi menor em folhiço do que em cascalho (b2 = 21 e 31%, respectivamente). Foram capturados 57 peixes, com predomínio de Characiformes (62%) e Perciformes (21%). Esta avaliação ecológica rápida corrobora a importância da criação e manutenção desta unidade de conservação, a fim de manter a boa qualidade de suas águas e serviços ecológicos, destacando-se a conservação da biodiversidade aquática e o abastecimento do município de Capela, com cerca de 20 mil habitantes que têm no RVS Mata do Junco seu único manancial de abastecimento de água.

Texto completo