VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Sexual dimorphism in the squirrel monkey, Saimiri sciureus (Linnaeus, 1758) and Saimiri ustus (I. Geoffroy, 1844) (Primates, Cebidae)

Goldschmidt, B.Mota-Marinho, A.Araújo-Lopes, C.Brück-Gonçalves, MA.Matos-Fasano, D.Ribeiro-Andrade, MC.Ferreira-Nascimento, LW.Simmer-Bravin, J.Monnerat-Nogueira, D.

As causas e implicações do dimorfismo sexual têm sido estudadas em diferentes espécies de primatas utilizando uma variedade de características morfológicas tais como peso corporal, comprimento de caninos, coloração do pelo e ornamentação. Este trabalho descreve uma característica peculiar da coloração do pelo em micos-de-cheiro, que está presente somente em fêmeas adultas após cinco anos de idade e que se acentua com a idade. Nem machos nem animais jovens manifestam esse fenômeno, que se caracteriza por uma mancha de pelos pretos localizada anteriormente à orelha. Esta característica poderia ser usada para discriminar fêmeas adultas de Saimiri sciureus na natureza sem necessidade de técnicas de captura.

Texto completo