VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Characterization and experimental infection of Flexibacter maritimus (Wakabayashi et al. 1986) in hatcheries of post-larvae of Litopenaeus vannamei Boone, 1931

Mouriño, JLP.Vinatea, L.Buglione-Neto, C.Ramirez, CT.Vieira, FN.Pedrotti, F.Martins, ML.Derner, RB.Aguilar, MA.Beltrame, E.

Neste trabalho, relata-se um estudo preliminar para caracterizar bactérias filamentosas associadas a elevadas mortalidades de larvas e pós-larvas cultivadas no Estado de Santa Catarina, Brasil. Um extrato de larvas infectadas foi diluído em diferentes concentrações, cultivado em Agar Marine (DifcoTM, Marine Agar 2216) e incubado a 30° C por 48 horas. A caracterização bioquímica inclui reações de amido, gelatina e tirosesine, crescimento em Agar TCBS,crescimento a 0 e 37‰ de salinidade, produção de pigmentos em Agar Tirosine, produção de H2S, redução de nitrato, reação vermelho congo, oxidase e catalase. A bactéria isolada apresentou características de Flexibacter maritimus, um bacilo Gram negativo de 0,4-0,5 µm de largura e 15 µm de comprimento. Os experimentos foram realizados sobre a patogenicidade de F. Maritimus, em pós-larvas de L. vannamei. Foram avaliados a sobrevivência e os sintomas das pós-larvas 24 horas após a inoculação com F. Maritimus, além do seu crescimento em Agar Marine. Foram encontradas mortalidades de 92,5% e sintomas próprios da enfermidade, tais como lesões melanizadas em várias partes do corpo, descoloração das brânquias e diminuição da motilidade e da alimentação. Com base nos resultados da infecção experimental, pode se concluir que a bactéria isolada do gênero Flexibacter é patogênica para pós-larvas de L. vannamei.

Texto completo