VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Hematological parameters of three species of the peacock bass (Cichla spp.) from Balbina lake, Presidente Figueiredo, Amazonas, Brazil

Castro, P. D. S.Ladislau, D. S.Ribeiro, M. W. S.Lopes, A. C. C.Lavander, H. D.Bassul, L. A.Mattos, D. C.Liebl, A. R. S.Aride, P. H. R.Oliveira, A. T.

Resumo O presente trabalho teve por objetivo caracterizar e comparar as variáveis hematológicas (eritrograma, trombograma, leucograma e metabólitos plasmáticos) de três espécies de tucunarés Cichla monoculus, Cichla temensis e Cichla vazzoleri. Um total de 45 animais foi capturado no lago de Balbina, Presidente Figueiredo, Amazonas, com auxílio de vara e carretilha, linha de mão com isca natural e artificial, sendo 15 C. monoculos, 15 C. temensis e 15 C. vazzoleri. O sangue foi retirado por punção caudal da aorta dorsal e os dados hematológicos foram determinados de acordo com metodologia previamente descrita na literatura. No eritrograma foram observadas similaridades entre as espécies, o trombograma demonstrou diferenças entre o C. vazzoleri e as demais espécies estudadas (C. monoculus e C. temensis), a contagem total de leucócitos demonstrou que em C. temensis e C. vazzoleri os valores são superiores ao C. monoculus. Foi demonstrado que os linfócitos foram às células predominantes em C. temensis e C. vazzoleri, diferentemente do C. monoculos que apresentou como leucócito predominante os monócitos. Nos metabólitos plasmáticos, foi possível observar diferenças entre as três espécies de tucunarés nos níveis de glicose, colesterol, uréia e potássio. Conclui-se que as três espécies de tucunarés apresentam diferenciação hematológica, indicando que as mesmas possuem respostas diferenciadas, na resposta imunológica de suas células do sangue e na fisiologia dos metabólitos plasmáticos.

Texto completo