VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Evaluation of ecto and endo parasitic fauna of Schizothorax plagiostomus inhabitants of river Swat, Khyber PakhtunKhwa, Pakistan

Khalid, S.Khan, W.Das, S. N.Ahmad, A.Mehmood, S. A.Pahanwar, W. A.Ahmed, S.Kamal, M.Waqas, M.Waqas, R. M.Hassan, H. UlZahoor, S.Maqbool, A.

Resumo O peixe é consumido mundialmente por ser uma fonte rica e barata de carne branca e proteínas. A piscicultura é a principal fonte de geração de renda em todo o mundo. O presente estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a fauna ecto e endoparasitária de S. plagiostomus (truta da neve) no rio Swat. Foram coletadas mensalmente 96 amostras de peixes, no período de julho de 2018 a fevereiro de 2019, nos trechos alto, médio e baixo com auxílio de redes de arrasto, redes de mão e varas de pesca. Pescadores locais e especialistas também ajudaram na coleta de peixes. Dos 96 peixes encontrados, 61 estavam infectados por parasitas helmintos. A prevalência de 63,54% e a intensidade total de 2,90 foram observadas durante a análise dos dados. A maior prevalência mensal de 83,33% foi registrada nos meses de julho e agosto, enquanto a menor, de 33,33%, em fevereiro. Cinco espécies de parasitas helmintos foram detectadas de S. plagiostomus, dos quais dois eram trematódeos (espécies Rhabdochona shizothoracis e Rhabdochona), uma espécie de monogenia (Diplozoon paradoxum), uma espécie de cestóideos (espécie Nippotaenia) e uma espécie de acantocéfalo (Neoechynorhynchus devdevi). As maiores prevalências de parasitas (21,87%), intensidade (4,09) e densidade relativa (0,895) foram observadas em R. schizothoracis, enquanto as menores prevalências de parasitas (4,16%), intensidade (1,25) e densidade relativa (0,052), em N. devdevi. A infecção mais alta (76,08%) foi constatada em adultos hospedeiros, ao passo que a taxa de infestação mais baixa (40%) foi encontrada em amostras de peixes jovens. A prevalência de 73,68% foi verificada em hospedeiros do sexo feminino, enquanto a de 56,90%, em indivíduos do sexo masculino. Maior infecção (83,33%) foi observada durante a temporada de verão, e a menor infecção (44,44%), durante o inverno. Da mesma forma, 71,79% dos peixes encontrados infectados foram coletados no trecho baixo do rio Swat, enquanto 52%, no trecho alto.

Texto completo