VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Assessment of ecto and endo parasites of Schizothorax plagiostomus inhabiting river Panjkora, Khyber Pakhtunkhwa, Pakistan

Ahmad, A.Khan, W.Das, S. N.Pahanwar, W. A.Khalid, S.Mehmood, S. A.Ahmed, S.Kamal, M.Ahmed, M. S.Hassan, H. UlZahoor, S.Maqbool, A.

Resumo O peixe é a principal fonte de proteína de alta qualidade para mais de um bilhão de pessoas no mundo. Contudo, parasitas afetam diretamente a produtividade de peixes e, indiretamente, a saúde humana. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os parasitas helmintos em Schizothorax plagiostomus (truta da neve) do rio Panjkora, Khyber Pakhtunkhwa, Paquistão. Foram coletadas 88 amostras de peixes (n = 88) dos trechos alto, médio e baixo do rio por meio de redes de arrasto, redes de mão e varas de pesca. Todas as amostras de peixes coletadas foram examinadas no Laboratório de Parasitologia do Departamento de Zoologia, da Universidade de Malakand, quanto a parasitas helmintos durante o período de julho de 2018 a fevereiro de 2019. Entre esses peixes, nematódeos, trematódeos, cestóideos e acantocéfalos foram isolados e identificados. A prevalência geral de parasitas de peixes foi de 60,22% (53/88). A intensidade do parasita foi observada de 1,7 a 4,61%. A maior prevalência (86,36%) foi relatada no verão, enquanto a menor (36,36%), no inverno. Este estudo mostra que a temporada de verão afeta o ramo da pesca e resulta em carne de baixa qualidade, com risco de doenças zoonóticas. Os adultos foram altamente infectados (82,25%), enquanto nenhuma infecção foi encontrada em jovens. As amostras de peixes do sexo feminino apresentaram maior prevalência (68,22%) do que as do sexo masculino (48,22%). Os peixes coletados no trecho baixo do rio tiveram maior prevalência (60,22%) do que os do trecho alto (40%). Amostras de peixes com comprimento e peso máximos foram altamente infectadas (76,92%) do que peixes de pequeno porte e baixo peso corporal. O presente estudo aborda que Rhabdochona schizothoracis no intestino e Diplozoon paradoxum em brânquias de peixes de truta da neve possuem uma estreita relação que causa uma infecção natural em ciprinídeos, sendo uma ameaça zoonótica ao ser humano.

Texto completo