VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. e334-e334

Sazonalidade da infecção por Procamallanus (Spirocamallanus) inopinatus (Nematoda: Camallanidae) em Bryconops melanurus (Characiformes: Iguanodectidae)

Fujimoto, Rodrigo YudiCouto, Márcia Valéria Silva doSousa, Natalino da CostaMadi, Rubens RiscalaEiras, Jorge CostaMartins, Maurício Laterça

Este estudo avalia a relação hospedeiro-parasita-ambiente entre o nematoide parasita Procamallanus (Spirocamallanus) inopinatus e o peixe hospedeiro Bryconops melanurus, bem como relata a ocorrência sazonal do parasita no hospedeiro. O estudo foi realizado em um total de 78 peixes coletados de um tributário do rio Caeté, Bragança, PA, no norte do Brasil. O nematóide estava presente em vários órgãos (estômago, ceco do pilórico, intestino anterior e intestino posterior) de 76 dos 78 espécimes de peixes. Para cada local, a prevalência e a intensidade média da infecção são fornecidas. O nível de parasitismo não foi influenciado pelo mês de captura, mas foram observadas cargas parasitárias mais elevadas no ceco pilórico e no intestino posterior durante a estação chuvosa (março a junho de 2007). A relação sazonal entre o hospedeiro e o nematoide pode ser influenciada por padrões de comportamento alimentar associado às variações do período de inundação.(AU)

Texto completo