VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 152-163

Biologia populacional da carapeba listrada, Eugerres brasilianus (Cuvier, 1830), próximo à foz do Rio São Francisco (Brasil)

Rodrigues, Mariana LinsSantos, Robson Batista dosSantos, Eduardo Jorge de SantanaPereira, Simone MoreiraOliveira, AlexandreSoares, Emerson Carlos

Eugerres brasilianus é uma das principais espécies de peixe comerciais no Nordeste do Brasil e no baixo rio São Francisco. O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura populacional da espécie na região. Os peixes foram coletados mensalmente com rede de emalhe, entre maio e dezembro de 2013. De 95 indivíduos capturados, 80% eram fêmeas com comprimento padrão oscilando entre as classes de 17,0 cm e 29,0 cm. A relação peso/comprimento em fêmeas e machos durante os períodos de chuva e estiagem evidenciou crescimento do tipo alométrico negativo. Os estágios de maturação gonadal variaram de B (em maturação) a C (maduro) para as fêmeas durante o período chuvoso, indicando atividade reprodutiva, fato confirmado pelo índice gonadossomático e pelo fator de condição (K), cujos valores foram superiores nas fêmeas (p>0,05). Os resultados indicam que o desenvolvimento da espécie pode estar relacionado ao período pré-reprodutivo, pois o crescimento em comprimento foi maior que em peso.(AU)

Texto completo