VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 343-351

Efeito da proporção sexual sobre o desempenho reprodutivo do camarão-rosa Farfantepenaeus brasiliensis (Decapoda: Penaeoidea)

Flor, Helaine dos ReisOshiro, Lidia Miyako YoshiiCosta, Tiago Viana daFugimura, Michelle Midori SenaRodriges, Felipe Nolasco GomesMattos, Luciana Antunes de

Farfantepenaeus brasiliensis é uma espécie de camarão nativa da costa brasileira, sendo um dos recursos pesqueiros mais explorados. Com o intuito de colaborar no desenvolvimento de técnicas para promover o cultivo da espécie, o objetivo deste trabalho foi avaliar seu desempenho reprodutivo em cativeiro, submetida a diferentes proporções sexuais. Os reprodutores foram capturados na Baía de Sepetiba/Brasil e mantidos em tanques de maturação. Os animais, num total de 108, foram distribuídos aleatoriamente em 18 tanques nas proporções 1:1 e 1:2 (M:F). As fêmeas foram abladas unilateralmente e identificadas mediante marcações em seus urópodos. A avaliação do desempenho reprodutivo foi realizada através do número de desovas, fecundidade, fertilidade e taxa de eclosão, sendo determinados o tamanho (32,00 mm de CC) e o peso (24,00 g PV) mínimos ideais para a reprodução em fêmeas. As melhores taxas de fertilidade e eclosão indicam que a proporção sexual de 1:2 é a mais adequada para esta espécie.(AU)

Texto completo