VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 195-202

Isolamento e suscetibilidade antimicrobiana de bactérias oriundas de lesões causadas por ictio em jundiá (Rhamdia quelen)

Carvalho, DaianeKunert Filho, Hiran CastagninoBrito, Kelly Cristina Tagliari deRocha, Andréa Ferretto daStech, Marcia ReginaCavalli, Lissandra SoutoBrito, Benito Guimarães de

Ichthyophthirius multifiliis é a causa de uma doença parasitária que acomete peixes de água doce, sendo um dos grandes problemas o aparecimento de lesões cutâneas secundárias causadas por bactérias. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as bactérias presentes nas lesões cutâneas de jundiás infectados por ictio e verificar a suscetibilidade antimicrobiana destes isolados. Foram coletadas porções de pele de animais infectados, seguindo-se com o plaqueamento direto em ágar sangue de carneiro 8% e MacConkey com identificação complementar para Gram positivos e Gram negativos. Foram isoladas Escherichia coli (1/10), Burkholderia pseudomallei (2/10), Morganella morganii (2/10) e Aeromonas hydrophila (5/10). Dentre os antibióticos testados, verificou-se resistência apenas para a ampicilina. Em conclusão, os agentes isolados podem comprometer os índices zootécnicos dos animais de produção. Ainda, sugerem um risco para a saúde pública no que diz respeito ao consumo de carne com substâncias tóxicas ou com micro-organismos resistentes a antibióticos importantes na medicina humana.(AU)

Texto completo