VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 287-304

Diversidade genética de populações naturais e estoques de reprodutores de curimba para programas de repovoamento dos rios Tietê, Grande, Pardo e Mogi-Guaçu (Brasil)

Lopera-Barrero, Nelson MauricioSantos, Silvio Carlos Alves dosRodriguez-Rodriguez, Maria Del PilarFornari, Darci CarlosZancheta, CamilaPoveda-Parra, Angela RocioOliveira, Carlos Antonio Lopes deRibeiro, Ricardo Pereira

Prochilodus lineatus é um peixe tropical que nos últimos anos tem apresentado uma redução no número de populações selvagens. Programas de repovoamento foram desenvolvidos como método de conservação, e o monitoramento genético das populações e reprodutores é importante para assegurar a viabilidade de tais programas. O objetivo do estudo foi avaliar a diversidade genética de amostras selvagens (WSamp) e reprodutores de P. lineatus do programa de repovoamento nos rios Tietê, Grande, Pardo e Mogi-Guaçu (São Paulo - Brasil), utilizando marcadores microssatélites. Alta variabilidade genética intra-populacional foi observada. O número de alelos por loco variou de três a sete e foi detectada a diferenciação dos alelos entre WSamp e os reprodutores. Essa diferenciação foi confirmada por meio da análise do dendrograma. Os valores positivos da FIS indicaram a presença de endogamia em sete das 10 WSamp. A AMOVA e o FST indicaram pequena e moderada diferenciação genética entre as WSamp e alta diferenciação genética em comparação com os reprodutores. Esta diferenciação foi confirmada pelos valores de distância e identidade genética e pelo número de indivíduos migrantes. Os resultados indicaram que houve alta variabilidade genética intra-populacional, similaridade genética em WSamp e reprodutores e diferenciação entre WSamp e reprodutores. Pretende-se que este trabalho possa ser usado para auxiliar os programas de repovoamento de P. lineatus na região estudada e sirva como modelo demonitoramento para outros programas realizados no Brasil.(AU)

Texto completo