VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 463-472

Farelo de soja como substituto à farinha de carne e ossos em dietas para juvenis de carpa capim (Ctenopharyngodon idella)

VEIVERBERG, Cátia AlineBERGAMIN, Giovani TaffarelNETO, João RADÜNZLAZZARI, RafaelCORRÊIA, VivianiROSSATO, SuzeteSUTILI, Fernando JonasFERREIRA, Cristiano Costenaro

A inclusão de farelo de soja em substituição à farinha de carne e ossos na dieta foi avaliada em 240 juvenis de carpa capim (Ctenopharyngodon idella), distribuídos em 12 tanques (850 L), onde permaneceram 60 dias recebendo capim elefante e ração. Foram avaliados quatro níveis de substituição de farinha de carne e ossos por farelo de soja: 0, 33, 66 e 100%. Menor peso foi observado nos peixes do tratamento T0%. Os valores de taxa de crescimento específico apresentaram comportamento quadrático, sendo que o ponto de máxima calculado foi de 70% de substituição. A gordura corporal diminuiu de acordo com a maior inclusão de farelo de soja. Observou-se maior concentração de aspartato aminotransferase (AST) nos peixes do tratamento T66%, o que indica maior utilização de aminoácidos para produção de energia.

Texto completo