IONS DOMINANTES NA MICROBACIA DO CÓRREGO SALTO GRANDE: 22º09`'S E 48º19`W, DOURADO, SP, BRASIL

MAIER, Maria HelenaTAKINO, MithineVIEIRA, Martiniani da Silva

Como parte de uma pesquisa maior que envolve o estudo de parâmetros abióticos e bióticos como, comunidades de perifíton, bactérias e fungos, poluição orgânica (efluentes domésticos e pecuários), fisiografia da bacia de drenagem e dados climáticos, este é o sétimo trabalho de uma série de dez publicações acerca da qualidade física, química e biológica da água do Córrego Salto Grande. Este estudo foi realizado de abril/1985 a outubro/1986 e mostra que a qualidade da água do Córrego Salto Grande é determinada pelas rochas da bacia, provavelmente sem interferência da contaminação orgânica a que estava sujeita. O clima regional teve papel secundário e ocorreram alterações relacionadas ao estado de umidade do solo. O córrego apresenta teor iônico de 71,83 mg/L, correspondente a 1,961 meq/L, sendo 56% representados por teor catiônico e 46%, aniônico, cujas ordens de dominância corresponderam a Ca++>Mg++>Na+>K+ e HCO3->Cl->S04--. As relações M/D (monovalente/divalente), MIM e D/D reforçaram a hipótese de que os esgotos domésticos e pecuários não influíram sobre os teores dos íons dominantes. Tais relações apresentaram os seguintes valores medianos: (Na+ + K+)/(Ca++ + Mg++) = 0,34; (Na+ + K+)/Mg++ = 1,71; Na+ + K+/Ca++ = 0,63; K+/Na+ = 0,51; Ca++/Mg++ = 1,21.