VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 19-24

(Controle do desenvolvimento de girinos de rã-touro [Rana catesbeiana Shaw, 1802] em cultivo comercial: densidade populacional, qualidade proteica da ração e localização dos tanques.)

FONTANELLO, DorivalARRUDA SOARES, HenriqueMANDELLI JÚNIOR, Josédo E. S. de CAMPOS, BenedictoAntonio PENTEADO, LuizMaria PRANDI, Dalva

Em uma firma comercial de cultivo de rãs, localizada em Ubatuba, São Paulo (23°24'S e 45°07'W: 5,0 m de altitude), foi comparado o desenvolvimento, por meio de ganho de peso, de girinos de rãs-touro, quando criados em tanques abrigados em galpão e em tanques a céu aberto em densidades de 0,5 a 20 girinos por litro d'água, com ração contendo proteína vegetal e ração contendo proteína animal, de 10 de dezembro de 1985 até 04 de junho de 1986. Concluiu-se que a densidade de 20 girinos por litro, em tanques abrigados em galpão, protela a transformação, permitindo o controle do desenvolvimento dos girinos, praticamente durante o ano inteiro, girinos esses que podem ser usados para complementar a alimentação das rãs de um ranário comercial.

Texto completo