VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 303-308

Turnover of δ13C replacement of diets with different photosynthetic, cycles eggs in japanese quails eggs (Coturnix coturnix japonica)

Pimenta, Guilherme Emygdio MendesDenada, Juliana CeliaSartori, Maria Márcia PereiraPelícia, Vanessa CristinaAraújo, Priscila Cavalca deStradiotti, Ana CristinaDucatti, Carlos

O estudo objetivou avaliar o turnover do 13C pela substituição de dietas do ciclo fotossintético C3 para C4 e C4 para C3 em ovos de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) utilizando a técnica de isótopos estáveis. Foram utilizadas duzentas e dezesseis codornas japonesas, com 50 dias de idade, distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado em dois tratamentos com seis repetições, em período experimental de 48 dias. Antes dos 50 dias de idade, metade das codornas consumia dieta a base de plantas C4 (milho) e a outra metade a base de plantas C3 (arroz), ambas contendo farinha de carne e ossos bovinos. Houve substituição dessas dietas no período experimental, dieta a base C3 para C4 e C4 para C3 . Seis ovos foram coletados de cada tratamento por dia de coleta, de acordo com os dias de idade das codornas: 50, 51, 52, 54, 57, 60, 64, 68, 73, 78, 85, 91 e 98. Para determinar a taxa de turnover foi empregado o modelo exponencial de diluição isotópica. Foi possível observar que o tempo experimental de 48 dias foi suficiente para que ocorresse o turnover total nos ovos, havendo a incorporação de 99% dos átomos de carbono da nova dieta. A velocidade de incorporação é mais lenta quando há substituição de dietas C3 para C4 do que de C4 para C3 , o que pode ser explicado pela diferença bromatológica dos ingredientes.(AU)

Texto completo