VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 83-87

Influência do cultivar de amoreira (Morus sp.) e o manejo no trato alimentar na produção de casulos do bicho-da-seda (Bombyx mori L.)

Mantovani, RafaelPerussi Pavarini, MuriloHenrique Barbero, JoãoR. de Oliveira, BrunoCampana Generoso, AlexandreTakahashi, Roque

Foi desenvolvido no Setor de Sericicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterin árias, Campus de Jaboticabal, UNESP, em 2005 o presente trabalho com o objetivo de verificar a influência dos cultivares (variedade Miura e híbrido FM Shima Miura) sob diferentes manejos alimentares (folha enxuta, folha coberta e folha molhada) em fatorial (2 x 3) em cinco repetições e delineamento experimental inteiramente casualizado. Nos parâmetros peso médio e teor líquido de seda dos casulos a variedade Miura superou o híbrido FM Shima-Miura. Quanto ao manejo alimentar o fornecimento de folhas molhadas em ambos cultivares superaram o fornecimento de folhas cobertas e folhas enxutas, não tendo influência no teor líquido de seda, concluindo que o sericicultor pode obter maior lucratividade com a adoção de melhores cultivares e com o fornecimento de folhas molhadas (imersão em água).

Texto completo