VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Qualidade de sementes de soja (Glycine max L) tratadas com diasporo do tegumento de sementes de timbó (Magonia pubescens A. St.-Hil)

Silva, Ana Mayra PereiraCorrea, Amanda RibeiroArantes, Cárita Rodrigues de AquinoGuimarães, Rosiane Alexandre PenaCoelho, Maria de Fátima BarbosaCamili, Elisangela ClareteKobayasti, Leimi

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tegumento das sementes de timbó sobre a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de soja. As sementes de timbó foram coletadas de frutos maduros, no Cerrado. A camada mais externa do tegumento das sementes foi retirada e triturada em moinho e utilizada no tratamento de sementes de soja. Foram utilizados três lotes de sementes de soja, provenientes de sementes de alto, médio e baixo vigor. Os tratamentos foram: pó, gel, extrato hidroalcoólico; fungicida sintético (Vitavax® - Thiram 200 sc) e sementes não tratadas. A qualidade fisiológica das sementes de soja foi determinada pelo teste padrão de germinação, envelhecimento acelerado, comprimento, massa fresca e seca de plântulas. Para a determinação da qualidade sanitária utilizou-se o teste de borrão (blotter test). O delineamento estatístico foi em esquema fatorial 3 × 5, inteiramente casualizado, considerando-se três lotes de sementes e cinco tratamentos. Os tratamentos com o extrato e o gel do tegumento das sementes de timbó melhoraram a qualidade fisiológica das sementes de soja provenientes de lotes de baixo vigor. O tratamento com gel do tegumento das sementes de timbó diminuiu a incidência de fungos dos gêneros Fusarium e Penicillium; e o tratamento com o pó reduziu a incidência do gênero Cercospora.(AU)

Texto completo