VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Densidade de parasitoides e idade do hospedeiro afetam o parasitismo de Palmistichus elaeisis (Hymenoptera: Eulophidae)?

Martins, Daniel JuniorSantos, Marinalva Martins dosSales, Thais SilvaSilva, Isabel Moreira daSoares, Marcus AlvarengaAssis Júnior, Sebastião Lourenço de

A incidência de lepidópteros desfolhadores é um dos fatores ambientais que regulam a produtividade das florestas plantadas. O endoparasitoide Palmistichus elaeisis (Hymenoptera: Eulophidae) destaca-se pela eficiência no parasitismo e pode ser promissor no controle de Lepidoptera pragas em diversas culturas com importância econômica. Assim, avaliaram-se o desenvolvimento e a reprodução de P. elaeisis em pupas de Spodoptera ­frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) com idades distintas submetidas a diferentes densidades do parasitoide. Pupas de 24, 48, 72 e 96 horas foram expostas às densidades de 1:1, 4:1, 10:1, 19:1, 31:1 e 46:1 parasitoides/hospedeiro. Os parasitoides permaneceram em contato com as pupas por 72 horas em potes plásticos de 500 mL, acondicionados em sala climatizada com temperatura 25 ± 2°C, umidade relativa de 70 ± 10°C e fotoperíodo de 12 horas. A densidade 10:1 apresentou resultados adequados de parasitismo. Pupas de 24 e 48 horas de idade apresentaram maior porcentagem de emergência. O ciclo de vida, o número de indivíduos emergidos, a razão sexual, a longevidade das fêmeas e o comprimento da cápsula cefálica e da tíbia de P. elaeisis não foram afetados pelas densidades do parasitoide nem pela idade do hospedeiro.(AU)

Texto completo