VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

SEMIAPHIS DAUCI (FABRICIUS) (INSECTA, HEMIPTERA, APHIDIDAE) FORMAL RECORD OF OCCURRENCE ON ARRACACHA (ARRACACIA XANTHORRHIZA BANCR.) (APIACEAE) IN BRAZIL, MORPHOLOGICAL CHARACTERIZATION, DESCRIPTION OF DAMAGES AND ARTHROPODS ASSOCIATED TO THE CULTURE

Ide, S.Yuki, V.A.Takada, H.M.Delfino, M.A.Hojo, H.Peronti, A.L.B.G.Souza-Silva, C.R.Kuniyuki, HBueno, S.C.S.Yamakawa, W.

RESUMO Este trabalho efetua o registro formal de ocorrência e descreve os danos de Semiaphis dauci (Fabricius, 1775) (Insecta, Hemiptera, Aphididae, Aphidinae, Macrosiphini) em cultura de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza Bancr.) (Apiaceae) no Brasil. A infestação foi observada, inicialmente, em abril/2002, no Núcleo de Produção de Mudas, Departamento de Sementes Mudas e Matrizes, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, São Bento do Sapucaí, SP. Posteriormente, a ocorrência foi detectada em outras localidades do município como Serrano, Paiol Grande e Cantagalo sendo que a incidência foi maior nas áreas de menor altitude. As colônias estavam localizadas em ambas as faces das folhas, e em menor número no pecíolo escondidas na bainha da folha. As plantas adultas apresentavam subdesenvolvimento e o aumento das colônias induzia o florescimento. Nas mudas os sintomas foram mais severos com redução no desenvolvimento e posterior morte das plantas. Quando havia formação de colônias na superfície superior das fo-lhas, havia tendência de encarquilhamento e enrolamento para cima, servindo de abrigo para os pulgões. Caracterização morfológica, ilustrações, notas sobre a biologia de .. dauci e levantamento dos Arthropoda relacionados com .. xanthorrhiza também são apresentados.

Texto completo