VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

UTILIZAÇÃO DE DUAS DIFERENTES MEGADOSES DE VITAMINA C NA RAÇÃO DE ALEVINOS DE TILÁPIA DO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) SUBMETIDOS À INFECÇÃO EXPERIMENTAL POR EDWARDSIELLA TARDA

Baraúna, L.C.R.I.Costa, D.S.P.Carvalho, J.V.Lira, A.D.Almeida, T.R.Garcez Neto, A.F.Laborda, S.S.Albinati, R.C.BOliveira, E.M.D.Silva, M.C.A.

RESUMO Objetivando avaliar o efeito da suplementação com megadoses de vitamina C na dieta de alevinos de Tilápia do Nilo ( Oreochromis niloticus), frente à infecção experimental por Edwardsiella tarda, foram realizados dois experimentos. Cada experimento foi composto por quatro grupos distintos: aqueles pertencentes aos grupos 1 e 4 receberam apenas ração comercial apresentando cerca de 300 mg de vitamina C por quilo de ração, enquanto os animais pertencentes aos grupos 2 e 3 receberam a mesma ração suplementada com 1.500 mg e 3.000 mg, respectivamente, de vitamina C (Lutavit® C Monophosphate BASF) por quilo de ração. No primeiro experimento os animais receberam a dieta durante 14 dias consecutivos, sendo desafiados no 15º dia, enquanto no segundo experimento os animais só foram desafiados pela suspensão bacteriana após um intervalo de mais 14 dias findo o mesmo período de suplementação com vitamina C. Os resultados mostraram que, embora não haja diferença significativa (p > 0,05) com relação às concentrações de vitamina C, o intervalo entre o final do período de suplementação com megadoses de vitamina C na ração (Nutripeixe AL55 PURINA) e a exposição à suspensão bacteriana apresentou diferença significativa (p 0,05) sobre a infecção experimental com E. tarda em alevinos de Tilápia do Nilo (O. niloticus).

Texto completo