VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

SOROPREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA LEUCOSE DOS BOVINOS EM REBANHOS LEITEIROS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS, BRASIL

Fernandes, C.H.C.Melo, L.E.H. deTenório, T.G. da S.Mendes, E.I.Fernandes, A.C. de C.Ramalho, T.R.R.Moura Sobrinho, P.A.Mota, R.A.

RESUMO Leucose Enzoótica dos Bovinos (LEB) é uma retrovirose cosmopolita, que se alastra progressivamente pelos rebanhos determinando grandes prejuízos à bovinocultura brasileira. O objetivo deste estudo foi determinar a soroprevalência da LEB e investigar os fatores de risco associados à soropositividade dos rebanhos leiteiros criados na região Norte do Estado do Tocantins. Para isso, 881 amostras séricas, colhidas de 38 rebanhos leiteiros de 15 municípios do norte do Estado do Tocantins, foram examinadas pelo teste da Imunodifusão Radial Dupla de Ouchterlony em gel de Agar (IDGA-LEB) para detecção de anticorpos específicos anti-VLB. O teste de IDGA-LEB identificou uma prevalência de 37% (326/881), com intervalo de confiança entre 32,8% a 41,2%. Entre os fatores de risco analisados, o tipo de ordenha praticado nas propriedades manteve associação significante (p 0,05) com a prevalência da LEB. A soropositividade observada na ampla maioria dos rebanhos examinados (94,7% 36/38), evidenciando o alastramento expressivo da LEB, sugere a conexão de sua gênese com a expansão da bovinocultura leiteira no Norte do Estado do Tocantins.

Texto completo