VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

RESISTÊNCIA DO TIPO ANTIBIOSE A NINFAS DE TIBRACA LIMBATIVENTRIS (STAL, 1860) (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) EM VARIEDADES DE ARROZ

Souza, J.R. deFerreira, E.Chagas, E.F. dasMondego, J.M.Maciel, A.A.S.Sardinha, D.H.S.Gonçalves, K.K.M.Carvalho Filho, J.A.

RESUMO O percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris Stal, 1860) é uma importante praga do arroz no Brasil. O uso de variedades resistentes a esse inseto é uma ferramenta importante para o seu controle. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Arroz e Feijão. Foi avaliada resistência tipo antibiose em ninfas de T. limbativentris em 16 variedades de arroz em delineamento experimental de blocos casualizados em oito repetições. Os caracteres utilizados para detectar indícios de resistência do tipo antibiose foram: número de ninfas vivas, massa seca (mg)/ninfas, superfície corporal/mm2, índice de sobrevivência e desenvolvimento e dias de vida das ninfas. Realizaram-se três tipos de análises: a) considerando somente os dados obtidos nas repetições avaliadas aos 7, 13, 21 e 26 dias após a infestação; b) considerando somente os dados das quatro repetições avaliadas aos 35 dias após a infestação e c) considerando os dados obtidos conjuntamente nas oito repetições. Conclui-se que as variedades Arroz Comum e Desconhecido Branco, principalmente a primeira, evidenciam possuir características que lhes confere determinado grau de resistência do tipo antibiose a ninfas de T. limbativentris.

Texto completo