VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

LEPTOSPIROSIS OUTBREAK IN DAIRY CATTLE DUE TO LEPTOSPIRA SPP. SEROVAR CANICOLA: REPRODUCTIVE RATES AND SEROLOGICAL PROFILE AFTER TREATMENT WITH STREPTOMYCIN SULFATE

Genovez, M.E.Fava, C. DelCastro, V.Gotti, T.B.Dib, C.C.Pozzi, C.R.Arcaro, J.R.P.Miyashiro, S.Nassar, A.F.C.Cirillo, S.L.

RESUMO O presente trabalho objetivou avaliar o efeito do tratamento com sulfato de estreptomicina sobre o perfil sorológico de um rebanho bovino acometido de um surto de leptospirose pelo sorovar Canicola e avaliar os parâmetros reprodutivos no ciclo reprodutivo subseqüente. Foram formados 2 grupos de 10 fêmeas bovinas: G1-tratado com sulfato de estreptomicina, 25 mg/kg/pv por 3 dias, via IM; G2 sem tratamento. Amostras de soro foram colhidas no início dos abortamentos e posteriormente a cada 15 ou 30 dias num total de 270 dias e examinadas pela reação de soroaglutinação microscópica-SAM. Vinte amostras de urina colhidas no início dos sintomas e 10 -15 dias após tratamento e seis fetos abortados (rins, fígado, pulmão e conteúdo abomasal) foram submetidos ao exame bacteriológico para pesquisa de bactérias causadoras de abortamento e à técnica de PCR para Leptospira spp. Ocorreu soroconversão predominante para Leptospira spp. sorovar Canicola (títulos: 100 a 51.200); 7/20 amostras de urina foram positivas para Leptospira spp. na PCR, sendo todas negativas no exame bacteriológico e nenhuma amostra fetal foi positiva em ambas as técnicas. Os abortamentos cessaram após a antibioticoterapia, e as amostras de urina negativaram-se na PCR. O sulfato de estreptomicina foi eficaz na eliminação da doença, entretanto, não influenciou a evolução dos títulos de anticorpos no perfil sorológico quando comparado ao grupo controle, ambos negativando-se ao redor de 200 dias após o início dos sintomas. Embora não houvesse diferença estatística entre as taxas de prenhez/IA e parto/prenhez do grupo tratado em relação ao não tratado (p > 0,05), talvez devido ao baixo número amostrado, as taxas reprodutivas foram menores no grupo não tratado.

Texto completo