VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

DETECÇÃO DE RESPOSTA SOROLÓGICA CONTRA MYCOPLASMA EM AVES DE CRIATÓRIOS DE FUNDO DE QUINTAL PRÓXIMOS A EXPLORAÇÕES COMERCIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Buchala, F.G.Ishizuka, M.M.Mathias, L.A.Berchieri Júnior, A.Castro, A.G.M.Cardoso, A.L.S.P.Tessari, E.N.C.Kanashiro, A.M.I.

RESUMO Pesquisou-se anticorpos anti Mycoplasma gallisepticum (MG) e Mycoplasma synoviae (MS) nas populações de aves de produção não tecnificada e com finalidade de subsistência, em propriedades rurais em áreas geográficas próximas a granjas de reprodutoras (matrizeiros) do Estado de São Paulo. Foram selecionadas quinze criações vizinhas a 3 granjas de matrizes, consideradas livres de MG e MS. Soros sanguíneos de 406 galinhas foram estudados quanto a presença de anticorpos anti MG e MS. A avaliação foi realizada pela técnica de soroaglutinação rápida em placa. As freqüências de positividade encontradas foram de 73% e 100% das aves aos antígenos de MG e MS, respectivamente. As ocorrências observadas de aves sororreagentes foram de 30,3% e 40,6% para os antígenos de MG e MS, respectivamente. Os resultados indicaram que MG e MS estão amplamente difundidos nas criações informais de aves de fundo de quintal, colocando em risco constante os criatórios de exploração industrial, os quais necessitam adotar e manter boas práticas de biossegurança para preservar a integridade sanitária dos plantéis.

Texto completo