VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

FREQUENCY OF ANTI-LEPTOSPIRES AGGLUTININS IN SOWS FROM A SWINE HERD IN THE IBIÚNA MUNICIPALITY, STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL

Azevedo, S.S.Soto, R.M.Morais, Z.M.Pinheiro, S.R.Vuaden, E.R.Batista, C.S.A.Souza, G.O.Delbem, A.C.B.Gonçales, A.P.Vasconcellos, S.A.

RESUMO Com o objetivo de determinar a freqüência de aglutininas anti-leptospiras, foi realizado um inquérito sorológico em 164 matrizes de uma granja suína de ciclo completo localizada no Município de Ibiúna, Estado de São Paulo, Brasil. Para a detecção de anticorpos anti-leptospiras, foi utilizada a técnica de soroaglutinação microscópica (SAM), utilizando-se culturas vivas de 22 sorovares patogênicos e dois sorovares saprófitos de Leptospira spp. Para a determinação do sorovar mais provável, foram considerados o título de aglutininas e a freqüência de soros reagentes, e soros que apresentaram títulos iguais para dois ou mais sorovares foram excluídos desta análise. Das 164 matrizes suínas, 27 (16,5%) foram soropositivas para pelo menos um dos sorovares empregados. O sorovar mais provável foi o Hardjo (Hardjobovis), com 13 (54,2%) soros reagentes. Também foram constatadas reações sorológicas para os seguintes sorovares: Shermani (16,6%), Bratislava (12,5%), Autumnalis (12,5%) and Icterohaemorrhagiae (4,2%).

Texto completo