VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 11-17

Avaliação de lesões gástricas induzidas por antiinflamatórios não esteróides (AINEs) através da gastroscopia em cães (Canis familiaris)

Weber, Frederico Augusto Guimarães da CostaRomão, Mário Antonio PintoChaudon, Marília de OliveiraCarvalho, Cosme Vanderlei da Silva

Os AINEs são drogas amplamente utilizadas para o alívio da dor de origem musculoesquelética e em procedimentos cirúrgicos, principalmente ortopédicos,, no pré, trans e pós-operatório. Os efeitos colaterais dos AINEs resultam de sua ação inibitória sobre a cicloxigenase, destacando sua atuação sobre o aparelho digestório, tornando o exame gastroscópico de grande valia para uma avaliação intraluminal direta. Foram utilizados seis cães, sendo um mantido como controle, sem raça definida, três machos e três fêmeas e idades variadas onde se dividiu o experimento em três módulos: Módulo 1: flunixim meglumine na dosagem de 1,0 mg/kg a cada 24 horas por 5 dias; Módulo 2: piroxican na dosagem de 0,3 mg/kg a cada 48 horas, perfazendo um total de 3 aplicações; e, Módulo 3: cetoprofeno na dosagem de 1,0 mg/kg com intervalo de 24 horas durante 5 dias. Os pacientes foram submetidos a exame endoscópico no 1º, 4º, 6º, 8º, 10º dia. Nas três drogas testadas foram observadas lesões gástricas que variaram de gastrite leve até ulceração, sendo o piroxican o que demonstrou maior potencial ulcerogênico. Clinicamente não foi observada qualquer alteração. O exame endoscópico se mostrou eficaz, preciso e com grande acuidade para o diagnóstico das alterações gástricas provocadas pelas drogas testadas.(AU)

Texto completo