VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 237-242

Caracterização física de filés de surubim (Pseudoplatystoma sp), pacu (Piaractus mesopotamicus) e pirarucu (Arapaimas gigas)

Honorato, Claucia AparecidaCaneppele, AndreiaMatoso, Jéssica CarmoPrado, Mirelli RibeiroSiqueira, Mayara SchueroffSouza, Luana Rafaela Oliveira

O objetivo deste estudo foi avaliar as características físicas de filé de surubim (Pseudoplatystoma sp.) pacu (Piaractus mesmopotamicus) e do pirarucu (Arapaimas gigas). Foram adquiridos 10 exemplares de surubim, pacu e postas de filé de pirarucu. Foram aferidos os parâmetros de rendimento de carcaça e as características físicas dos filés como a cor da carne, capacidade de retenção de água, força de cisalhamento e perda de líquido durante o cozimento. O rendimento de filé foi comprado entre as espécies surubim e pacu em delineamento inteiramente casualizado (DIC) com dois tratamentos e 10 repetições. As características físicas do filé utilizou-se o DIC com três tratamentos com dez repetições, comparadas pelo teste de Tukey. O rendimento de filé do surubim foi superior ao do pacu. As perdas de água após o descongelamento foram mais pronunciadas no pirarucu em comparação ao surubim. A capacidade de retenção de água das amostras de pirarucu foi significativamente superior as do surubim. O pH do filé de surubim foi de 6,18±0,08 e do filé de pirarucu de 6,27±0,15 e não apresentaram diferenças significativas. A coloração do filé do surubim e do pirarucu são muito semelhantes devido à qualidade da alimentação fornecida durante a produção em cativeiro dessas espécies de peixe. Os filés das espécies de peixe do estudo apresentam características de carne suculenta, macia e de coloração clara. Destaca-se a necessidade de realização de futuros testes de aceitabilidade e de processamento desta carne para estimular o consumo.(AU)

Texto completo