VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 113-118

Relação dos músculos papilares com os segmentos anátomo-cirúrgico do ventrículo esquerdo e ramos marginais do artéria coronária esquerda em cães (Canis familiaris, Linnaeus, 1758)

Bolfer, luiz Henrique GilAlcântara, Maria Aparecida deAndrade, James Newton Bizetto Meira deGuimarães, Gregório CorrêaRiella, Ambires CecílioCountry Inn Animal HospitalFanucchi, LetíciaClínica Veteirnária São JudasSantos, Fernando Ribeiro dos

Em 20 corações de cães sem raça definida estudou-se a morfologia e a relação dos músculos papilares do ventrículo esquerdo com os segmentos anátomo-cirúrgicos e ramos marginais da artéria coronária esquerda na superfície externa doventrículo esquerdo. O objetivo foi oferecer condições de localizá-los por meio da superfície externa do ventrículo esquerdo,evitando incluí-los no segmento muscular plicado ou seccionado. Após serem lavados, os corações foram fixados e conservados em solução de formol a 10%. Com auxílio de alfinetes, cada músculo papilar foi dividido transversalmente em 3 porções:dorsal, média e ventral. A artéria circunflexa emite ramos marginais ventricular caudo-lateral esquerdo (VCLE), intermédio(RI) e ventricular caudo-lateral direito (VCLD). No ventrículo esquerdo estão presentes os músculos papilares subauriculare subatrial. Em todas as preparações, o músculo papilar subauricular relacionou-se com o segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricular ventral esquerdo (III); o músculo papilar subatrial com o segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricularventral direito (V) em 13 casos (65,0%); com o segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricular marginal esquerdo (IV) em3 peças (15,0%); com ambos os segmentos IV e V em 4 casos (20,0%). Nas 20 preparações (100%), o músculo papilar subauricular relacionou-se com o ramo VCLE e o músculo papilar subatrial relacionou-se com os ramos RI e VCLD em 18 peças(90,0%). Os músculos papilares apresentaram-se de três maneiras: simples, com uma ramificação ou com duas ramificações.De acordo com esses achados, torna-se mais seguro realizar as plicaturas no segmento anátomo-cirúrgico vascular ventricularmarginal esquerdo (IV), orientando-se pelo ramo RI.(AU)

Texto completo