VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

[Estudo comparativo entre as técnicas de vasectomia, epididimectomia e criocirurgia no preparo de rufiões caprinos (Capra hircus)]

Freire, K.R.F.Barros, F.F.P.C.Carvalho, C.F.P.M.Peixoto, A.J.R.Pereira, G.O.Dória, P.B.A.Luz, R.M.A.Oliveira, R.V.Mello, M.R.B.Nogueira, V.A.Caldas, S.A.

RESUMO Este estudo teve como objetivo comparar a eficiência da criocirurgia da cauda do epidídimo, vasectomia e epididimectomia para obtenção de rufiões caprinos. Trinta animais foram divididos em três grupos (n=10). As características seminais pré-tratamento não apresentaram diferenças significativas. O tempo médio de recuperação anestésica foi de 94min e 24s, sem diferença entre os grupos. A criocirurgia foi significativamente mais rápida (3min e 30s) em comparação com a vasectomia e a epididimectomia (21min e 08s e 22min e 07s, respectivamente). Após 90 dias, os grupos de vasectomia e epididimectomia apresentaram necrospermia ou azoospermia já na primeira coleta. Em contraste, 6/10 animais do grupo criocirurgia mantiveram esperma viável, com aumento de motilidade, vigor e concentração espermática, enquanto 4/10 apresentaram necrospermia ao longo do estudo. Alterações ultrassonográficas foram observadas em todos os grupos, com a criocirurgia mostrando alterações significativas no tamanho e na textura do epidídimo. Achados histopatológicos revelaram infiltrados inflamatórios, fibrose, linfangiectasia, granulomas espermáticos e necrose nos grupos de vasectomia e epididimectomia. No grupo criocirurgia, foram observados aumento do epidídimo, áreas císticas e granulomas espermáticos. A criocirurgia foi menos invasiva, mas sua eficiência para obtenção de azoospermia permanente em caprinos foi limitada em comparação com vasectomia e epididimectomia. Novos estudos são necessários para refinar e aprimorar essa técnica.

Texto completo