VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

[Diferentes densidades de estocagem na reprodução de lambari (Astyanax lacustris) em sistema de recirculação aquícola, com considerações sobre crescimento e qualidade da água]

Fernandes, E.J.Souza, J.C.S.Moura, L.A.Silva, N.J.Leite, V.R.Souza, A.M.L.Dias, M.N.P.Silva, U.L.Hilbig, C.C.Yasui, G.S.Nascimento, N.F.

RESUMO Este estudo investigou o impacto de diferentes densidades de estocagem de lambari (Astyanax lacustris) na reprodução, no crescimento e na qualidade da água em sistema de recirculação aquícola (RAS) no semiárido brasileiro. Utilizando-se densidades de 50, 100, 150 e 200 peixes/m³, foram analisados parâmetros reprodutivos, incluindo taxas de desova, fertilização e eclosão, além de variáveis de crescimento e qualidade da água. Os resultados indicaram que, embora os níveis de oxigênio dissolvido diminuam com densidades mais altas, permaneceram dentro dos limites adequados para a espécie. Não houve diferenças significativas nos parâmetros de crescimento ou reprodução entre as densidades avaliadas. Os resultados demonstram que o RAS é eficiente na manutenção de condições ambientais estáveis e que o lambari apresenta bom desempenho zootécnico mesmo em altas densidades, reforçando o potencial de ambos como alternativas viáveis e sustentáveis para a aquicultura em regiões semiáridas.

Texto completo