VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 579-586

Efeito da prenhez e correlação do peso e frequência cardíaca com os parâmetros eletrocardiográficos de equinos Mini-horse

Santarosa, B. P.Lourenço, M. L. G.Dantas, G. N.Ulian, C. M. V.Heckler, M. C. T.Sudano, M. J.Gonçalves, R. C.Chiacchio, S. B.

Existem estudos sobre eletrocardiograma (ECG) em diversas raças de equinos, o que ressalta a crescente relevância da cardiologia nessa espécie. Porém, poucos autores abordaram a influência da gestação na fisiologia cardíaca da égua, e, especificamente, não há trabalhos sobre a raça Mini-horse, assim como não há correlação do peso vivo (PV) e frequência cardíaca (FC) com os parâmetros eletrocardiográficos nessa raça. O objetivo deste estudo foi estudar a influência da prenhez sobre os parâmetros eletrocardiográficos, além de verificar a correlação do PV e FC com essas variáveis. Utilizaram-se 203 animais dessa raça, hígidos, sendo 143 fêmeas (66 prenhes) e 60 machos. Os exames eletrocardiográficos foram realizados por eletrocardiograma computadorizado (TEB), e os parâmetros foram avaliados em seis derivações do plano frontal (I, II, III, aVR, aVL e aVF) e base-ápice. O PV foi inversamente proporcional à FC, que também mostrou relação inversa com a duração da onda P e os intervalos PR e QT. Na derivação II, a amplitude da onda P foi maior nos animais prenhes do que vazios. No entanto, sugere-se que a influência do estado reprodutivo seja estudada de forma progressiva pelo acompanhamento de todo o período gestacional, visto que as 66 éguas estudadas se apresentavam no terço inicial da prenhez, portanto poucas diferenças foram observadas entre animais prenhes e vazios.(AU)

Texto completo