VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1295-1303

Avaliação histopatológica da cápsula posterior associada ao implante de lente intraocular com superfície modificada com plasma de flúor e polietilenoglicol em coelhos

Souza, V. L.Pellizzon, C. H.Sereno, M. G.Soares, R. T.Ranzani, J. J. T.Rodrigues, A. C. L.Padovani, C. R.Brandão, C. V. S.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tratamento da superfície de lentes intraoculares acrílicas utilizando-se plasma de flúor ou polietilenoglicol na prevenção da opacidade de cápsula posterior. Foram analisados 40 olhos de coelhos, submetidos à cirurgia de facoemulsificação e distribuídos em quatro grupos experimentais (n=10), sendo estes: grupo controle, coelhos sem implante de lente intraocular; grupo com lente intraocular tratada com plasma de polietilenoglicol; grupo com lente intraocular tratada com plasma de flúor; e grupo com lente intraocular comercial. As cápsulas posteriores das lentes dos grupos foram avaliadas por meio de análise histopatológica (morfometria e imuno-histoquímica). Os grupos com lente intraocular tratada com polietilenoglicol e com lente intraocular comercial apresentaram menor espessura da cápsula posterior na avaliação inicial (12 semanas) em relação ao grupo controle. No período final de avaliação (6 meses), os tratamentos da superfície da lente intraocular à base de plasma de flúor e polietilenoglicol não reduziram o desenvolvimento das alterações histológicas associadas à opacidade de cápsula posterior. O tratamento das superfícies das lentes intraoculares com plasma de flúor e polietilenoglicol pode ser realizado como adjuvante na prevenção da opacidade de cápsula posterior, pois não causa alterações na morfologia da lente após facoemulsificação.(AU)

Texto completo