VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1226-1230

Alterações histopatológicas do tecido laminar do casco em cavalos com adenoma da Pars Intermedia da Hipófise: relato de casos

Laskoski, L. M.Dittrich, R. LocatelliValadão, C. A. ACastro, M. L.Araujo, F. F.Silva, J. R.Basso, F. Z.Dornbusch, P. T.Deconto, ISousa, R. S.

A laminite em cavalos está frequentemente associada a distúrbios endócrinos, como a disfunção da pars intermedia da pituitária (PPID) em animais mais velhos. Exames morfológicos do tecido laminar do casco foram realizados em dois cavalos com suspeita de PPID após o óbito, os quais não apresentaram sinais clínicos de laminite. Alterações compatíveis com a laminite de origem endócrina foram observadas, como arredondamento da núcleo das células basais, alongamento e afilamento das lâminas epidérmicas secundárias e proliferação tecidual. Cavalos com PPID sem sinais clínicos de laminite podem estar acometidos por lesões do tecido laminar do casco que comprometam a integridade das interdigitações dérmico-epidérmicas e podem desenvolver a sintomatologia clínica da doença. Sugere-se que o período de desenvolvimento da laminite endócrina seja mais longo, porém estudos adicionais devem ser realizados para confirmar essa hipótese.(AU)

Texto completo