VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Transrectal endoscopy with three different techniques of rectal suture associate: NOTES survival study with liver biopsy in a swine model

Trindade, A.B.Beck, C.A.C.Ataíde, M.W.Schiochet, F.Gerardi, D.G.Brun, M.V.Driemeier, D.Zlotowski, P.Cardoso, M.R.I.Cirne-Lima, E.O.Contesini, E.A.

A cirurgia endoscópica por orifícios naturais (NOTES) representa um novo conceito de cirurgia, caracterizada por ausência de incisões abdominais. Os acessos mais comumente usados são o transvaginal e o transgástrico. Entretanto, as rotas transcolônica e transretal representam alternativas promissoras. O presente estudo objetiva avaliar três diferentes técnicas de sutura retal em três suínos submetidos a NOTES transretal para biópsia hepática, avaliando-se concomitantemente as repercussões clínicas e hematológicas. Sob anestesia geral, foi realizada uma incisão transversal no reto para a passagem do endoscópio até a cavidade abdominal em todos os animais para a realização da biópsia hepática. Cada animal recebeu um tipo de sutura retal: sutura em dois planos; reforço com tela de polipropileno ou reforço com membrana de pericárdio bovino. A NOTES transretal em modelo experimental suíno não apresentou implicações clínicas e hematológicas importantes, o que demonstra um acesso alternativo para biópsia hepática. Nenhum animal apresentou sinais de peritonite, aderências ou deiscência de pontos. O uso de reforço com pericárdio bovino para a sutura retal apresenta um atraso na cicatrização quando comparado com a sutura convencional ou com o uso de tela de polipropileno.

Texto completo