VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 155-162

Perdas fermentativas de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum. ) com níveis crescentes de feno de gliricídia (Gliricidia sepium)

Pacheco, Weverton FilgueiraCarneiro, Maria Socorro de SouzaPinto, Andrea PereiraEdvan, Ricardo LoiolaArruda, Paulo César Lopes deCarmo, Anna Beatriz Rêgo do

O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as perdas fermentativas de silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) com diversas proporções de feno de gliricídia (Gliricidia sepium), utilizando-se mini-silos experimentais (10 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento) em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos: 100% capim-elefante, 95% de capim-elefante com 5% de feno de gliricídia, 90% de capim-elefante com 10% de feno de gliricídia, 80% de capim-elefante com 20% de feno de gliricídia e 60% de capim-elefante com 40% de feno de gliricídia, com cinco repetições por tratamento. Os mini-silos foram abertos apos 28 dias do processo de ensilagem. A adição de feno de gliricídia nas silagens de capim-elefante ocasionou efeito linear às variáveis matéria seca, matéria seca específica e capacidade tampão. Houve resposta quadrática para as variáveis matéria específica e perdas por efluentes, e efeito cúbico para as variáveis perda por gases, pH e teor de nitrogênio amoniacal. As silagens apresentaram pH variando de 4,18 para silagens sem adição de feno a 4,38 para silagens com 40% de adição de feno. O teor de nitrogênio amoniacal foi maior para silagens sem adição de feno (12,24%) e menor em silagens com 40% de adição de feno (1,40%). As silagens sem adição de feno apresentaram menor capacidade tampão (41,69 n.e.mg/100g MS) e as silagens com 40% de adição de feno apresentaram maior valor de capacidade tampão (52,45 n.e.mg/100g MS). O aditivo melhorou as características físicas e o perfil fermentativo das silagens.(AU)

Texto completo