VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 129-135

Avaliação cicatricial macroscópica da vagem e da casca do jucá (Caesalpinia ferrea Mart. Ex Tul. Var. Ferrea) em lesões cutâneas em asininos (Equus asinus)

Oliveira, Ilanna Vanessa Pristo de MedeirosDias, Regina Valéria da CunhaCalado, Eraldo BarbosaLucena, Rivaldo Bruno Medeiros deCosta, Antônio Leandro Ferreira daSakamoto, Sidney MiyoshiPimentel, Muriel Magda Lustosa

O objetivo do presente trabalho foi comparar a atividade cicatricial do extrato aquoso da vagem e da casca da Caesalpinia ferrea (tul.) Martius (jucá) em lesões cutâneas de asininos (Equus asinus). Para a realização deste trabalho, em cada um dos oito animais experimentais foram feitas quatro feridas em formato de figura plana circular, a partir de um molde metálico esterilizável. Nas feridas do lado direito aplicou-se os extratos e nas do lado esquerdo, apenas soro fisiológico. Os animais marcados de I a IV foram tratados com extrato da casca e aqueles de V ao VIII com extrato da vagem. Foram coletados dados semanais, durante 63 dias, referentes a sinais clínicos, além de planimetria, visando cálculo da área de cicatrização da ferida cirúrgica. Os resultados apontaram que o uso dos extratos aquosos da vagem e da casca do jucá (Caesalpinia ferrea) para tratamento de feridas em asininos (Equus asinus), nas condições experimentais propostas, não foi suficiente para interferir no processo de cicatrização.(AU)

Texto completo