VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 53-57

Caracterização clínica dos distúrbios neurológicos observados em cães atendidos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017-2018)

Brock, Gabriela WacheleskiAdeodato, Alex GradowskiCorrêa, Clarice GonringSantana, Thiago AlvesFernandes, Maria Eduarda dos Santos LopesCoelho, Cássia Maria Molinaro

Desordens neurológicas são frequentes na clínica de pequenos animais. Estudos caracterizando a casuística regional são fundamentais para melhor instrução e preparo técnico do médico veterinário. O objetivo deste trabalho retrospectivo foi descrever os aspectos clínicos e epidemiológicos de cães com distúrbios neurológicos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, entre agosto de 2017 e abril de 2018, caracterizando a localização da lesão e etiologia de acordo com o acrônimo VITAMINA-D, bem como a distribuição dos casos em relação ao sexo, raça e faixa etária. Foram incluídos 122 cães, com 58% (n=71) dos casos em machos e 42% (n=51) em fêmeas. A distribuição etária variou de dois meses a 18 anos, sendo 16% dos animais menores de dois anos, 50% entre dois e sete anos e 34% maiores de sete anos. As raças mais observadas foram SRD (43%), Poodle (9%) e Dachshund (7%). O diagnóstico etiológico foi confirmado em 54 animais (44%) e em 68 (56%) permaneceu como presuntivo. A localização mais comum foi na medula espinhal (61%), sendo a região entre T3-L3 a mais acometida (35%), seguida por multifocal (20%) e prosencéfalo (10%). As categorias mais frequentes foram de doenças degenerativas (24%), inflamatórias/infecciosas (23%) e traumáticas (20%). Dos cães com doenças degenerativas, a doença do disco intervertebral foi mais observada (21,3% do total dos casos). Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que, na casuística regional deste Hospital, as doenças neurológicas foram mais prevalentes em machos, adultos jovens e com localização medular de origem degenerativa.(AU)

Texto completo