VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 279-285

Usando a tomografia computadorizada 3D na descrição anatômica do olho e do órgão vestibulococlear de arara-canindé (Ara araraunaLinnaeus, 1758) e tucano (Ramphastos tocoStatius Muller, 1776)

Massari, Catia Helena de Almeida LimaSilva, Adriano FerreiraMagalhães, Henrique Inhauser RicetiSilva, Dara Rúbia SouzaSasahara, Tais Harumi de CastroMiglino, Maria Angélica

O objetivo deste estudo foi avaliar o uso da Tomografia Computadorizada para estudar a anatomia do olho e do órgão vestibulococlearde aves silvestres. Para tanto, espécimes de um tucano e de uma arara-canindé embalsamadas com formaldeído foram escaneados através dotomógrafo Multislice-64 canais produzindo imagens orientadas transversalmente com 0,7mm de espessura. Estas foram reconstruídas por um software específico que produziu imagens adicionais nos planos dorsal, transversal e sagital, além de imagens tridimensionais, obtidas por duas técnicas: Projeção de Intensidade Máxima e Renderização Volumétrica. Descobriu-se que os bulbos oculares na órbita ocupam um espaço proporcionalmente grande no crânio, destacando o importante papel que a visão desempenha nesses animais. A TC forneceu informações anatômicas sobre o tamanho e a forma do olho, bem como de lentes e anéis esclerais dessas aves. Em relação ao órgão vestibulococlear, a TC teve menor desempenho ao identificar as estruturas da orelha interna, principalmente as do labirinto membranoso. Os canais ósseos semicirculares foram vistos claramente e, na orelha média, a columela foi identificada. Os resultados demonstram que o órgão vestibulococlear das aves é menos complexo que o dos mamíferos, embora, como esperado, os canais semicirculares sejam muito bem desenvolvidos, estando adaptados para opreciso equilíbrio presente nesses animais. A TC pode ser usada como uma boa técnica para avaliar as estruturas do olho e da orelha nessas aves e pode ser útil para estudá-las in vivoquanto às condições patológicas ou àscomparações entre diferentes espécies.(AU)

Texto completo