VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 196-200

Ocorrência de neoplasias em cavidade oral em caninos atendidos no serviço de oncologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011 a2017)

Silva, Michel Alves daPaiva, Felipe Noleto deAraujo, Dayane Caicó CollaresCosta, Thiago SouzaCunha, Simone Carvalho dos SantosFernandes, Julio Israel

A cavidade oral figura entre os principais sítios de acometimento por neoplasias, tanto benignas quanto malignas. Aquelas que possuem características de malignidade têm o prognóstico desfavorável pelo seu comportamento biológico e pela dificuldade diagnóstica e terapêutica. Os dados epidemiológicos são importantes para se traçar um perfil da população acometida e estabelecer uma estratégia de tratamento precoce otimizando o tratamento e aumentando as chances de cura e a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi apresentar os aspectos clínicos epidemiológicos dos cães atendidos com neoplasias na cavidade oral no Serviço de Oncologia do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro entre os anos de 2011 e 2017 por meio de um estudo retrospectivo de todos os prontuários do referido serviço. Os dados epidemiológicos extraídos dos arquivos evidenciaram que dos 2832 casos de neoplasias atendidos no setor de oncologia em um intervalo de 7 anos (2011 a 2017), as neoplasias da cavidade oral acometeram 176 animais (6,21%). Os cães sem raça definida foram os mais acometidos, o principal local acometido foi a maxila e o melanoma foi a neoplasia mais prevalente.(AU)

Texto completo