VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 431-435

Aspectos anátomo-radiográficos e tempo de trânsito gastrintestinal em Podocnemis unifilis troschel, 1848 (Testudines, Podocnemididae)

Santos, André Luiz QuagliattoFerreira, Carlos GomesPinto, José Guilherme SouzaLima, Cirilo Antônio PaulaVieira, Lucélia GonçalvesBrito, Fernando Moraes Machado

Avaliou-se aspectosanátomo-radiográficos bem como o tempo de trânsito gastrintestinal em Podocnemis unifilis.Foram utilizados 10 animais pertencentes ao Laboratório de Pesquisas em Animais Silvestres(LAPAS) da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Aos animaisfoi administrada, por via oral, uma suspensão de sulfato de bário 10 mL kg-1 misturada com óleomineral na proporção de 70% de sulfato de bário para 30% de óleo. Posteriormente, os animaisforam radiografados dorso-ventralmente, com o aparelho de raios-X regulado para 72 Kv e 200mA, em intervalos de tempo pré-estabelecidos. Em média, cinco minutos após a administraçãodo contraste, a porção proximal do estômago estava preenchida. Após 16 horas, o contrasteprogrediu para o intestino delgado. Com 48 horas, todo o intestino delgado e parte do intestinogrosso estavam preenchidos. No 9 dia o estômago apresentava-se vazio e o contraste progrediupara o cólon. No 11 dia, o contraste encontrava-se na região do reto e o duodeno encontrava-sevazio. No 14 dia, o intestino delgado já estava totalmente sem preenchimento. No 18 dia, todo ocontraste foi eliminado. O tempo total de eliminação do contraste foi, em média, de 17,6 ± 2,4dias, sendo o mínimo de 12 e o máximo de 22 dias em temperatura média de 27°C. A digestão doalimento foi mais lenta no duodeno e mais alta no cólon-reto, que alcançou menores índices derepleção.(AU)

Texto completo