VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 615-618

Detecção por SDS-PAGE de um marcador específico no cultivar de mandioca, Fécula Branca, Manihot esculenta Crantz (Euphorbiaceae)

Júlio Pereira, ÁlvaroAparecida de Oliveira Collet, SandraSoares Vidigal Filho, Pedrode Fátima Pires da Silva Machado, Maria

As proteínas de folhas jovens não expandidas de sete cultivares de mandioca, Manihot esculenta, Crantz (Euphorbidaceae) foram investigadas neste trabalho, através da técnica de eletroforese em gel de poliacrilamida com dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE). As comparações foram feitas pelo padrão de proteínas obtido e as suas quantidades relativas em folhas de plantas de M. esculenta infectadas e não infectadas pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. manihotis. O padrão eletroforético das proteínas extraídas das cultivares investigadas (Fibra, Fécula Branca, Branca de Santa Catarina, Verdinha, IAC-12, IAC-13, and IAC-14) mostrou uma subunidade polipeptídica com peso molecular diferente (93.5 kDa) exclusivamente presente na cultivar Fécula Branca. As frações de proteínas nas folhas de plantas de M. esculenta infectadas pela bactéria apareceram mais intensamente coradas. A técnica de SDS-PAGE não detectou marcadores específicos relacionados com o processo de infecção, mas a fração protéica 93.5 kDa pode ser usada como marcador molecular da cultivar Fécula Branca.

Texto completo