VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 297-301

Conteúdo alimentar em macrófitas aquáticas carnívoras: Utricularia foliosa L. e U. hydrocarpa Vahl. (Tubiflorae, Lentibulariaceae)

Maria Eskinazi Sant'Anna, EneidaMaria Maia-Barbosa, PaulinaAparecida Braz, SimoneRodrigues de Faria, VivianeAntônio Rodrigues Barbosa, Francisco

Neste estudo, foram considerados os aspectos qualitativos e quantitativos do conteúdo alimentar de Utricularia foliosa e U. hydrocarpa (Tubiflorae, Lentibulariaceae), para uma avaliação do impacto dessas plantas no controle de populações de organismos aquáticos. As plantas foram coletadas em dois lagos situados no entorno do Parque Estadual do Rio Doce, Estado de Minas Gerais (lagoa Amarela e lagoa da Barra). O conteúdo alimentar dos utrículos foi comparado com o perifíton (microalgas) e com o zooplâncton associados aos talos das macrófitas e ao fitoplâncton da coluna de água. Os resultados obtidos indicaram que as duas espécies de Utricularia utilizaram exclusivamente o recurso alimentar disponível no perifíton associado, não fazendo uso das partículas alimentares disponíveis na coluna de água. As elevadas densidades do perifíton no interior dos utrículos (U. foliosa = 362 a 1062org/mm2 e U. hydrocarpa = 79 a 968 org/mm2) sugerem que essas plantas podem exercer um controle potencial sobre as populações de organismos sésseis, com pouca influência sobre as populações planctônicas limnéticas.

Texto completo