VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 301-310

Como a casca de algodão influencia as características da carcaça e a qualidade de carne de bovinos precoces alimentados com dietas de alto teor de concentrado?

Eiras, Carlos EmanuelOrnaghi, Mariana GarciaValero, Maribel VelandiaRivaroli, Dayane CristinaGuerrero, AnaPrado, Ivanor Nunes do

Esse estudo avaliou os efeitos de dietas com casca de algodão e maturação da carne sobre as características de carcaça e a qualidade de carne de bovinos precoces alimentados com dietas de alto teor de concentrado. Trinta bovinos cruzados foram distribuídos em esquema fatorial em três dietas (CH21: 210 g kg-1 de casca de algodão na MS da dieta; CH27: 270 g kg-1 de casca de algodão na MS da dieta e CH33: 330 g kg-1 de casca de algodão na MS da dieta) e diferentes tempos de maturação (24h; 3, 7 e 14 dias). A dieta CH27 apresentou menor teor de umidade na carne (p 0,05). Os lipídios totais foram menores na dieta CH33 (p 0,05). Após 24h, a dieta CH21 mostrou menor perda por cocção no ML. O aumento no tempo de maturação reduziu a força de cisalhamento (p 0,001) do ML. A dieta CH27 apresentou maior luminosidade (p 0,05) e intensidade de amarelo (p 0,001). Três ou sete dias de maturação proporcionaram menores valores de luminosidade no ML. O crescente tempo de maturação apresentou maior (p 0,05) intensidade de amarelo no ML. A oxidação de lipídios foi menor na dieta CH21 (p 0,001). A composição de ácidos graxos foi semelhante entre as dietas. O uso da casca de algodão em dietas de alto de alto teor de concentrado pode ser uma estratégia útil para melhorar a produção de carne magra e a qualidade de carne de bovinos.(AU)

Texto completo