VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 9-16

Desenvolvimento do sistema digestório em larvas do peixe Neotropical Prochilodus argenteus (Characiformes, Prochilodontidae)

Santos, Alcione EneidaMattos Pedreira, MarceloGarcia Santos, Thaisde Souza Moura, GuilhermeClaudio Epaminondas dos Santos, JoséSilva, Robson Campos

O presente estudo teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento do sistema digestório em larvas do peixe Neotropical Prochilodus argenteus utilizando-se análises histológicas. No terceiro dia após a eclosão, o sistema digestório consistiu de cavidade orofaríngea, esôfago e um tubo simples indiferenciado. No entanto, as células do esôfago apresentavam marcação positivas para azul de Alcian (AB), indicando a possibilidade de ocorrência de atividade digestória nesta fase inicial. Nos dias 18 e 28 após a eclosão, as células do esôfago mostraram-se positivas para AB e ácido periódico de Schiff (PAS). O estômago se encontrava totalmente diferenciado, evidenciado pela presença da região cárdica, fúndica e pilórica. As células epiteliais dessas regiões apresentaram células secretoras ácidas e básicas (AB e PAS positivas). Nos dias 18 e 28 após a eclosão, o intestino da larva se mostrou longo, enrolado e dividido em segmentos proximal (com cecos pilóricos), médio e distal. As células epiteliais secretoras do intestino foram positivas ou negativas para a AB e PAS. Em conclusão, as larvas de P. argenteus exibiram atividade digestiva já no terceiro dia após a eclosão, e no 18 e 28o dias já apresentavam estômago e intestino totalmente diferenciados, com células secretoras nas suas diferentes regiões.(AU)

Texto completo