VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 191-197

Digestibilidade aparente, crescimento folicular e concentração de metabólitos sanguíneos de éguas recebendo concentrado com semente de linhaça integral (Linum usitatissimum L. )

Soncin, Mara Regina Schimmack PedroFurtado, Carlos EduardoSilva, Alessandra AparecidaRigolon, Luis PauloCavalieri, Fabio Luiz BimMoraes, Gentil Vanini de

O experimento foi realizado para se avaliar a inclusão da semente de linhaça integral na dieta de éguas por meio da avaliação dos coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e seu efeito no crescimento folicular e na concentração de metabólitos sanguíneos. Foram utilizadas 16 éguas, alimentadas com dois concentrados, sendo um sem semente de linhaça integral e outro com 10% de semente de linhaça integral, utilizando-se delineamento inteiramente casualizado. Foram avaliados os coeficientes de digestibilidade aparente (CDa) para a MS, MM, PB, FB, FDN, FDA e EE. Para determinação dos parâmetros reprodutivos (duração do estro, intervalo entre aplicação da prostaglandina F2 alfa e o estro e tamanho do folículo ovulatório) e sanguíneos (glicose, triglicerídeos, progesterona, colesterol total, HDL, LDL e VLDL), os animais receberam prostaglandina F2 alfa na dose de 1 mL animal-1 intramuscular-1 e no décimo dia, após ovulação, foi realizada a coleta de sangue. A inclusão da semente de linhaça integral aumentou (p < 0,05) os CDa da MS, MM, FB, FDN e FDA, porém não foi observada diferença (p > 0,05) entre os dois tratamentos para os CDa da PB e EE. A inclusão da semente de linhaça integral na dieta de equinos melhorou a digestibilidade aparente dos nutrientes, em especial da fração fibrosa da dieta e não apresentou alterações nos parâmetros reprodutivos e sanguíneos.(AU)

Texto completo