VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 185-192

Quimioprevenção com própolis verde extraído em L-Lisina versus promoção da carcinogênese como L-Lisina em ratos induzidos ao câncer de bexiga pelo N-Butyl-N-[4-hydroxybutyl] nitrosamine (BBN)

Dornelas, Conceição AparecidaFechine-Jamacaru, Francisco VagnaldoAlbuquerque, Irineu LimaMagalhães, Hemerson Iury FerreiraSouza, Adjair Jairo Silva deAlves, Leonardo AlcântaraAlmeida, Paulo Roberto Carvalho deLemos, Telma Leda Gomes deCastro, José Daniel Vieira deMoraes, Maria Elisabete AmaralMoraes, Manoel Odorico

OBJETIVO: Determinar os efeitos da própolis verde extraída em L - Lisina (WSDP) e da L-Lisina por 40 semanas em ratos induzidos a carcinogênese de bexiga. MÉTODOS: Os animais (grupos I, II, III, IV, V e VI) receberam BBN por 14 semanas. O grupo I foi tratado com própolis 30 dias antes de receber BBN e em seguida estes animais foram tratados diariamente com própolis; Os grupos II e III foram tratados com própolis subcutânea e oral (respectivamente) e concorretemente com BBN. Os animais do grupo IV foram tratados com L- Lisina; o grupo V recebeu água subcutânea; o grupo VI recebeu apenas BBN. Entre os animais não submetidos a indução de carcinogênese, Grupo VII, receberam própolis, Grupo VIII, receberam L-Lisina e Grupo IX receberam água. RESULTADOS: A incidência de carcinoma no grupo I foi menor que no grupo controle (grupo IV) A multiplicidade de carcinoma no grupo IV foi maior que no grupo VI. Todos os animais tratados com L - Lisina desenvolveram carcinomas e estes foram mais invasivos no grupo IV que no grupo controle. Por outro lado o grupo VIII não apresentou lesões. CONCLUSÃO: WSDP é quimiopreventiva contra a carcinogese de bexiga se administrada 30 dias antes do início do BBN, e a L - Lisina causa promoção da carcinogênese de bexiga.(AU)

Texto completo