VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 514-520

Ratos Wistar podem ser utilizados como os controles normotensos dos ratos espontaneamente hipertensos (SHR) em investigações morfométricas de nervos periféricos?

Sanada, Luciana SayuriTavares, Marcelo RodrigoNeubern, Milena Cardoso MaiaSalgado, Helio CesarFazan, Valéria Paula Sassoli

OBJETIVO: Comparar a morfologia do nervo sural em ratos Wistar (WR), Wistar Kyoto (WKY) e espontanemanete hipertensos (SHR), incluindo a morfometria dos fascículos e fibras mielínicas. MÉTODOS: Os nervos surais direito e esquerdo de WR (N=6), WKY (N=6) e SHR (N=7), com 20 semanas de idade foram removidos e preparados para inclusão em resina epóxi e microscopia de luz. A morfometria foi realizada com o auxílio de um programa de computador. RESULTADOS: Apesar de apresentarem a mesma idade, WR são mais pesados que os WKY e SHR. Ainda, SHR são mais pesados que os WKY. A pressão arterial sistólica foi significativamente maior nos SHR comparados aos WR, sem diferença entre WKY e SHR ou WR e WKY. Os nervos surais são morfometricamente simétricos entre segmentos proximal e distal e entre lados direto e esquerdo nas três diferentes linhagens, sem diferença no número de fibras mielínicas. O número e a densidade de células de Schwann foram menores e a razão G foi maior nos SHR, indicando a presença de fibras mielínicas com bainha mais fina. CONCLUSÃO: A morfologia do nervo sural é semelhante ente WR e WKY, permitindo o uso de WR como controles dos SHR nas investigações envolvendo neuropatias periféricas.(AU)

Texto completo