VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 192-197

Trauma abdominal fechado com lesão de intestino delgado: lesão isolada tem mais risco de complicações do que a associada?

Fraga, Gustavo PereiraSilva, Fernando Henrique Bergo de Souza eAlmeida, Nicolle Antunes deCuri, Jorge Carlos MachadoMantovani, Mario

OBJETIVO: Comparar pacientes com lesão "isolada" de intestino delgado com pacientes com lesões abdominais "associadas" e analisar o quanto o retardo para indicação de laparotomia influenciou na evolução dos pacientes. MÉTODOS: Foram revisados os prontuários de pacientes com trauma abdominal fechado e lesão de intestino delgado no período de 1994 a 2005, sendo os pacientes divididos em dois grupos: lesão "isolada" e lesões abdominais "associadas". Foram analisados os métodos diagnósticos, intervalo de tempo para a cirurgia, gravidade da lesão de delgado (grau > 2), ISS e morbimortalidade dos pacientes. RESULTADOS: Noventa pacientes preencheram os critérios de inclusão, 62 (68,9 por cento) no grupo "isolada" e 28 (31,1 por cento) no "associada". Pacientes do grupo "isolada" necessitaram mais de métodos diagnósticos complementares. O tempo de diagnóstico até o tratamento foi significantemente menor no grupo "associada", e estes pacientes apresentavam ISS mais elevado (média de 22,5 versus 17,2 no grupo "isolada"). A morbidade e mortalidade nos grupos foram, respectivamente, 51,6 por cento e 16,1 por cento no grupo "isolada", e 53,6 por cento e 28,6 por cento no "associada", sem diferença estatística. Demora para o diagnóstico foi comum no grupo "isolada", porém sem agravar a evolução dos pacientes. Pacientes com lesões "associadas", quantificadas pelo ISS, tiveram maior mortalidade. CONCLUSÃO: A presença de lesões abdominais "associadas" significativamente interferiu no quadro clínico e momento do diagnóstico em pacientes com lesão de delgado, porém não influenciou na morbimortalidade. No grupo "isolada" a demora para tratamento cirúrgico foi freqüente, porém sem interferir nas complicações. A elevada mortalidade foi reflexo da gravidade de lesões associadas.(AU)

Texto completo