VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 219-222

O pinçamento sub-diagragmático da aorta é um modelo adequado para o estudo da lesão medular de isquemia/reperfusão em ratos?

Carrillo, Sonia Elizabeth LopezGuimarães, Sérgio BotelhoVasconcelos, Paulo Roberto Cavalcante deVasconcelos, Paulo Roberto Leitão de

OBJETIVO: Avaliar a eficácia do pinçamento da aorta subdiafragmática no modelo experimental de isquemia/reperfusão da medula espinhal em ratos. Trinta e seis ratos Wistar, machos, foram aleatoriamente distribuídos em 2 grupos (n=18) e submetidos ao pinçamento subdiafragmático da aorta, durante 30 minutos (Grupo-2 -Isquemia/Reperfusão). Os ratos do Grupo-1 (G-1 - Sham) foram utilizados como controles e submetidos a laparotomia sem pinçamento arterial. As amostras (medula e sangue arterial) foram coletadas ao término do período de isquemia (T-0) e 10 (T-10) e 20 (T-20) minutos mais tarde e nos mesmos intervalos, no grupo G-1. As concentrações teciduais e sanguíneas de piruvato, lactato, glicose e as concentrações medulares de trifosfato de adenosina (ATP) foram determinadas por ensaios enzimáticos. RESULTADOS: As concentrações de piruvato e glicose (sangue e tecido) e de lactato e ATP (medula) não foram diferentes,comparando G-1 versus G-2. A lactacemia elevou-se significantemente no G-2, comparado ao G-1, durante a reperfusão (T-10). CONCLUSÃO: O modelo experimental de pinçamento subdiafragmático da aorta não é adequado para o estudo da lesão de isquemia/reperfusão na medula de ratos, uma vez que não proporciona alterações nas concentrações in vivo de metabólitos teciduais, por exemplo de lactato ou ATP, compatíveis com aquelas encontradas em tecidos sujeitos à isquemia/reperfusão.(AU)

Texto completo