VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 109-114

Citologia anal como método de rastreamento para a detecção precoce do câncer anal: esfregaços com algodão hidrófilo são mesmo insatisfatórios?

Silva, Ivan Tramujas da Costa eGimenez, Felicidad SantosGuimarães, Ricardo Alexandre GonçalvesCamelo, Romildo TorresMelo, Manoel Nilzomar DamascenoBarros, Flávio Silveira deDaumas, AdrianaCabral, Celso Rômulo BarbosaGuimarães, Erica Liberato

OBJETIVO: Testar se swabs de algodão hidrófilo são capazes de produzir esfregaços de secreção anal que permitam leituras citológicas satisfatórias ao Pap-a em comparação a métodos tradicionais de coleta. MÉTODOS: 318 pacientes sofreram coleta de material anal para a realização do Pap-a. 180 deles realizaram a captura de células anais com material sorteado (escova citológica, swab de poliéster ou cotonete de algodão). Foram comparados entre si os materiais usados para a coleta de secreção anal segundo a capacidade de produção de leitura citológica satisfatória. RESULTADOS: Não houve diferença estatística entre o algodão hidrófilo, o poliéster e a escova na capacidade de produzir leituras citológicas satisfatórias (p>0,05). CONCLUSAO: No material estudado, o algodão hidrófilo foi tão bom quanto o poliéster ou a escova citológica na produção de leituras citológicas adequadas no Pap-a. (AU)

Texto completo